18 de fevereiro de 2014 Edição #48
 

Reserve a data: Fortaleza recebe o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, em abril

A Terra da Luz sediará o principal evento da arquitetura nacional, recebendo pela segunda vez o Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA). São mais de 50 figuras expoentes da área em palestras, no Centro de Eventos do Ceará

Fortaleza sediará, de 22 a 25 de abril, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), principal evento voltado para profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo no Brasil. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB, desde 1945, o Congresso terá como tema ?Identidade e diversidade profissional?, e homenageará um ícone da arquitetura brasileira e mundial, o célebre arquiteto carioca Oscar Niemeyer.

Na programação, sete grupos temáticos serão explorados durante os três dias, e mais de dez temas livres, que versam sobre assuntos emergentes e indispensáveis da arquitetura e urbanismo contemporâneos. As palestras e mesas redondas acontecem simultaneamente em seis salões do Centro de Eventos do Ceará.

Entre os palestrantes convidados, mais de 50 personalidades da arquitetura local, nacional e mundial, bem como representantes de Estado e outras figuras expoentes da área, intercambiando suas experiências com o público. Entre eles, nomes como Ângelo Bucci (SP), Marcos Acayaba (SP), Carlos Medellín (Colômbia), Elizabete França (SP), Marcos Boldarini (SP), Hector Vigliecca (Uruguai), Jorge M. Jáuregui (RJ), Ricardo Correa (SP), Otávio Zarvos (SP), Fausto Nilo (CE), Marco Suassuna (PB), Alexandre Delijaikov (SP), Rosa Kliass (SP), Marcelo Ferraz (SP), entre outros.

?Para além da troca de experiências positivas entres os profissionais da arquitetura, o Congresso é também um momento de interação entre aqueles que executam o planejamento das cidades, representados pelas autoridades convidadas, com aqueles que têm a função de pensar a cidade, que são os arquitetos e urbanistas?, salienta Odilo Almeida, Presidente da Comissão Organizadora do XX CBA e Vice- presidente do IAB Região Nordeste.

Grupos temáticos

Mobilidade urbana, habitação de qualidade, desenvolvimento sustentável, preservação do patrimônio cultural e construído, novas tecnologias construtivas e revitalização dos centros urbanos são algumas das áreas contempladas. Dentre os temas explorados, também se destacam questões próprias da profissão, tais como tabelas de honorários, formação profissional, responsabilidade social e ética.

Por ocasião do XX CBA, acontece em paralelo a primeira conferência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). Criado em 2010, o CAU marca uma vitória da categoria, abrindo novas possibilidades de ação institucional e de organização profissional, para os mais de 106 mil arquitetos registrados no país.

Pela segunda vez em Fortaleza, o XX CBA vem com uma programação turbinada, que promete trazer um olhar vanguardista para se pensar o papel da arquitetura e urbanismo nos novos cenários que se descortinam para o país.

?O Congresso é a oportunidade que os arquitetos brasileiros têm, a cada três anos, de lançar estratégias de ações políticas e institucionais para o exercício profissional e também para pensar o papel da arquitetura e urbanismo no planejamento de construção do País?, acrescenta Odilo.

Tradição

Uma importante tradição na arquitetura brasileira, o Congresso Brasileiro de Arquitetos vem sendo realizado desde 1945. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), constitui a única série de eventos no País que propõe reunir o conjunto dos arquitetos e urbanistas, sem segmentação regional ou de especialidades profissionais.

Fortaleza

Cidade-sede do XX CBA e também da Copa do Mundo de 2014, Fortaleza recebe pela segunda vez o principal evento de arquitetura do País. Com 34 quilômetros de litoral e um total de 15 praias, a cidade é uma ótima escolha não só para congressistas, mas para toda a família. Com uma temperatura média anual de 26 graus, cercada por belas praias e por grandes complexos hoteleiros, Fortaleza está entre os destinos turísticos nacionais mais procurados por brasileiros e por estrangeiros de todo o mundo.

Serviço:

XX Congresso Brasileiro de Arquitetos

Quando: De 22 a 25 de abril de 2014

Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE).

Inscrições: Preços especiais para estudantes, sócios do IAB e profissionais. Podem ser efetuadas individualmente ou em grupo, antecipadas (pelo site) ou realizadas no dia do evento, conforme preços pré-estabelecidos.

Informações: Preços, programação, feira e palestrantes convidados no site www.xxcba.com.br

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Bárbara Almeida ? Jornalista (85) 9926.4810 / barbaraalmeida90@gmail.com

 

 


Caso deseje não receber mais nossos e-mails, clique aqui