CAU Conversa com Sérgio Parada
10 de outubro de 2012 |
O arquiteto e urbanista curitibano Sérgio Parada foi o palestrante convidado do evento “CAU Conversa com”, realizado durante a 11ª Reunião Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR. Irreverente e descontraído, Sérgio falou sobre a época da faculdade em plena ditadura militar e da sua participação no Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, onde ocupou vários cargos e atualmente integra o conselho diretor. O encontro ocorreu no dia 5/10, no San Marco Hotel, em Brasília.
O currículo de Sérgio Parada é recheado de experiências variadas, inclusive internacionais. Ele é formado em Edificações pela Escola Técnica Federal do Paraná – UTFPR e mestre pela Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM. Foi também professor da Universidade Católica do Paraná – UCPR.
Durante sua vida profissional, participou ativamente das ações do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB. Além da Vice-Presidência Nacional, exerceu o cargo de diretor do Departamento do Paraná e de presidente do Departamento do Distrito Federal.
Trabalhou também na Secretaria de Asentamientos Humanos y Obras Públicas na Dirección General de Desarrollo Ecológico, na Cidade do México. Atualmente Sérgio coordena o seu próprio escritório, em Brasília.
Mais do que uma palestra com um célebre arquiteto e urbanista brasileiro, o evento parecia um encontro de grandes amigos que não se viam há tempo. Sérgio Parada conversou com os conselheiros federais do CAU de maneira bastante informal. Contou experiências inusitadas que passou na China, onde trabalhou no projeto do Aeroporto de Wuxi Shuofang e que recebeu reconhecimento no 3º Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa em 2006.
Sérgio falou também sobre as mudanças no ensino e no exercício profissional na área de Arquitetura e Urbanismo nos últimos anos. Quando questionado pelo presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, sobre a avaliação que faz dos alunos em formação, ele afirmou que hoje é possível discutir livros com teor social, o que era vedado durante o regime militar. Mas segundo ele, essa possibilidade ainda é pouco explorada.
Confira a galeria de fotos.
Assista aos vídeos do CAU Conversa com Sérgio Parada.
Conheça mais em http://www.sergioparada.com.br/