o evento

A JATHIS - Jornada de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social é um evento idealizado pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), em proposição conjunta com o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Distrito Federal (IAB/DF). É promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), realizado em parceria entre o IAB/DF, o CAU/ DF, a Companhia de Habitação do Distrito Federal (CODHAB) e Instituições de Ensino Superior (IES) do DF. Atualmente conta com parceria de entidades do CEAU (ABAP- -DF, ABEA, AeArq, FENEA, e Sinarq-DF, além do CAU e IAB), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA/DF), do Projeto Brasil Cidades – Núcleo DF Metropolitano (BR Cidades DF), Coletivo da Cidade (Coletivo da Cidade) e Movimente e Ocupe Seu Bairro (MOB).

objetivos

A JATHIS ocorre no Distrito Federal desde 2017, com intuito de incorporar e naturalizar as ações de ATHIS na atuação ordinária de profissionais ligados diretamente ao planejamento e construção das cidades, desde a formação a nível de graduação até a formação continuada de profissionais em exercício. Seus principais objetivos são:

1. sensibilizar estudantes, professores e IES do DF para aspectos profissionais e sociais da Assistência Técnica e as atividades de extensão universitária;

2. proporcionar um exercício projetual para Melhorias Habitacionais por meio da imersão em comunidades de Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) do Distrito Federal, ilustrando as particularidades e dificuldades das práticas de Melhorias Habitacionais;

3. influenciar uma reflexão profissional sobre o papel social do arquiteto e urbanista e as responsabilidades das instituições que podem conferir qualidade e dignidade à moradia de interesse social e à construção de nossas cidades.

A JATHIS vem se efetivando como um dos principais eventos do país que influenciam na prática profissional e no papel social do arquiteto e urbanista, contribuindo com a promoção digna de moradias de interesse social e com a construção de cidades de forma mais justa.

histórico . . . . . . . . .

9, 10 e 11 de outubro de 2017

Auditório do IESB Asa Sul | Local de vivência: Sol Nascente, UniCEUB e FACIPLAC

-05 localidades atendidas: 04 no Sol Nascente e 01 em Santa Maria

-20 famílias atendidas

-08 Instituições de Ensino Superior

-Alunos de Arquitetura e Urbanismo

-100 alunos divididos em 20 equipes de até 05 alunos

-Apoio de técnicos da CODHAB e de professores

2017

29 de outubro a 01 de novembro de 2018

Auditório do IFB Samambaia | Local de vivência: Sol Nascente

-Quatro localidades atendidas no Sol Nascente

-33 famílias atendidas

-10 Instituições de Ensino Superior
|Alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Técnico de Edificações

-120 alunos divididos em 33 equipes de até 04 alunos

-01 Responsável Técnico Arquiteto por projeto – Edital CAU

-Alunos monitores (participantes da JATHIS 2017)

-Apoio de técnicos da CODHAB e de professores

-Cerca de 300 participantes entre palestras e oficinas

2018

10 a 14 de setembro de 2019

Auditório do CREA/DF | Local de vivência: Cidade Estrutural

-Capacitação de profisssionais e monitores: agosto a dezembro 2019

-Três bairros atendidos na Cidade Estrutural

-20 famílias atendidas

-11 Instituições de Ensino Superior

-Alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Técnico de Edificações e Serviço Social

-100 alunos divididos em 20 equipes de até 05 alunos

-Arquitetos, engenheiros civis e agronômicos responsáveis técnicos

-Alunos monitores (participantes de edições anteriores)

-Apoio de técnicos da CODHAB e de professores

2019

Em 2017, a I JATHIS primeira edição da JATHIS foi viabilizada com recursos do CAU/DF como iniciativa do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU/DF), tendo como público alvo os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e como objetivo primordial a sensibilização de estudantes, de professores e das IES do DF para aspectos profissionais e sociais da Assistência Técnica e as atividades de extensão universitária. A atividade promoveu a integração entre estudantes de diversas instituições de ensino sobre o tema, proporcionando um rico aprendizado com o apoio das equipes técnicas da CODHAB/DF.

Em sua segunda edição, no ano de 2018, a II JATHIS selecionou profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo para atuarem em equipes junto com os alunos, ampliando assim a capacidade de alcance da Jornada. Em suas duas primeiras edições, a JATHIS esteve focada em ações articuladas com o Programa de Melhorias Habitacionais da CODHAB.

Neste ano de 2019, selecionamos profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo,engenharia civil e agronômica, técnico de edificações e serviço social, que participaram de uma Capacitação prévia à JATHIS, integrada com as ações do evento. Esses profissionais e estudantes atuarão como facilitadores das equipes durante o evento da JATHIS, a ser realizado entre 10 e 14 de setembro de 2019. Além da “Oficina de Melhorias Habitacionais” a JATHIS irá incorporar atividades vinculadas ao programa de Ações Urbanas Comunitárias da COHDAB, a “Oficina de Ações Urbanas”. A ampliação do escopo do evento se justifica pois, apesar do maior enfoque do evento ser para as ações de melhorias nas condições de habitabilidade das moradias, é fundamental que se compreenda a relação do espaço interno das residências com o espaço urbano, do bairro e da cidade. Outra novidade da JATHIS 2019 é a submissão de trabalhos acadêmicos e profissionais relacionados à temática de Habitação de Interesse Social, desenvolvidos no Distrito Federal, a serem expostos na Mostra de Arquitetura e Urbanismo Social da JATHIS, no espaço físico e temporal do evento.

Eixo Temático:
ARQUITETURA, CIDADE E AMBIENTE
Realização:
Realização: