Projeto que busca elaborar e implementar soluções inteligentes e exequíveis para gerir uma cidade sustentável, socialmente organizada. Dirige-se especificamente aos municípios de pequeno porte demográfico.
A Assistência Técnica para Municípios teve o objetivo de trazer um serviço técnico voltado à gestão e dinâmica urbana, a valorização profissional do arquiteto e urbanista, e a cidadania. Suas características principais são interinstuticionalidade e transdisciplinaridade, explorando a expertise/experiência acumulada na reflexão, debate e intervenção, nas questões que envolvem uma gestão inteligente/sustentável da cidade. Ao longo da elaboração deste Estudo, o Studio.R buscou dialogar com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Obras e Infraestrutura sempre tendo como foco principal o direito à moradia digna.
O Projeto LOCUS dirige-se especificamente aos municípios de pequeno porte demográfico, levando em consideração aqueles com menos de 10.000 habitantes. Nos limites de uma proposta piloto, levando em consideração a experiência acumulada dos profissionais envolvidos, e o dado quantitativo do estado de Minas Gerais que reúne em torno de 500 municípios de pequeno porte.
Para a realização das atividades, foi identificado o município de Cajuri, na Zona da Mata de Minas Gerais, que conta com uma população de aproximadamente 4.047 habitantes, e uma extensão territorial de 83 Km², segundo o último Censo Demográfico de 2010. Tem uma população com 68% das famílias vivendo em situação de pobreza com rendimentos mensais entre sem rendimentos e 1 salário mínimo.
Eixo Temático:
ARQUITETURA, CIDADE E AMBIENTE
Realização:
Realização: