Novas
Cidades 2021

CARTA AOS CANDIDATOS

A “Carta aos Candidatos nas Eleições de 2020” será entregue e discutida com as lideranças partidárias e os candidatos aos cargos de prefeitos e vereadores a partir de agosto, a tempo de ser considerada na formulação de seus programas de atuação caso eleitos.

Assim que disponível, ela divulgada à sociedade e será publicada nessa página.

Desde a sua criação, o CAU/BR tem estabelecido um constante diálogo com as demais esferas do poder público para o fortalecimento de ações de promoção do aperfeiçoamento da Arquitetura e do Urbanismo. As ‘cartas para as cidades’ ou ‘cartas aos candidatos’ têm sido publicamente lançadas em consonância ao calendário eleitoral municipal e federal, visando a sensibilização dos candidatos e da sociedade civil sobre a importância e as contribuições do nosso campo de saber para o bem estar social, a segurança e a saúde pública.

Por ocasião das eleições de 2018, o Conselho apresentou aos candidatos, junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), um manifesto intitulado “As cidades pedem socorro”, cujo objetivo era levar para a pauta das eleições um projeto nacional baseado na territorialização das políticas públicas.

“Nossas cidades pedem socorro, o Brasil tem competência técnica para tratar dos problemas urbanos e não faltam planos ou leis para tanto. No entanto, é imperativo implementá-los, o que exige uma assertiva decisão política para colocar em prática uma reforma urbana baseada na função social da cidade prevista na Constituição de 1988 e regulamentada pelo Estatuto da Cidade”, afirma o documento. Clique aqui para acessar sua íntegra.

Em 2016, por ocasião da Habitat III (Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável), o CAU/BR formulou Carta-Compromisso endereçada ao Secretariado da Conferência, manifestando integral apoio à Nova Agenda Urbana  e desde então vem colaborando em sua divulgação no país, em especial buscando influenciar o Congresso Nacional em novas legislações alinhadas com suas diretrizes.

Alinhado com a Nova Agenda Urbana, o Plenário do CAU/BR aprovou a destinação de dois por cento do orçamento anual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, dos Estados e do Distrito Federal, para ações práticas e exemplares de Assistência Técnica em Habitações de Interesse Social-ATHIS (reforma e construção).

Clique aqui para acessar a íntegra do documento.

A “Carta aos Candidatos nas Eleições de 2020”, ao reunir todas as entidades do CEAU (Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo) em sua elaboração, amplia o protagonismo dos arquitetos e urbanistas na formulação de propostas de políticas públicas para as cidades brasileiras, construídas via “lives” de forma democrática e plural com representantes de diversos segmentos da sociedade e interação com o público.