Novas
Cidades 2021

CARTA ABERTA À SOCIEDADE E AOS (ÀS) CANDIDATOS (AS) NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020.

A participação das Comissões de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e Política Profissional (CPP) e dos CAU/UFs 

A contribuição do CAU/BR para a elaboração da “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos nas Eleições Municipais 2020” teve início no III Encontro Nacional das Comissões de Política Urbana (CPUAS) realizado em Brasília nos dias 3 e 4 de abril de 2020. E culminou com a aprovação do texto final do manifesto na 34ª. Reunião Plenária Ampliada Ordinária do CAU/BR, reunindo conselheiros federais e presidentes dos CAU/UF, realizada por videoconferência, no dia 28 de agosto de 2020. Entre um momento e outro, representantes das entidades do CEAU, junto às coordenações da CPP e da CPUA, trabalharam na organização e divulgação das lives do ciclo “Novas Cidades 2021” e na redação do documento. 

A íntegra dos debates e conclusões do III Encontro Nacional das CPUAS constam da  Deliberação No. 005/2020 – CPUA-CAU/BR, contemplando proposta de diretrizes para a Carta. Além de conselheiros federais e estaduais e representantes das CPUAS de diversos estados, o Encontro contou com a participação de Adriana Melo, Secretária de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério de Desenvolvimento Regional; Fernanda Costa vice-diretora do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (PEC 80); e Alfredo Eduardo dos Santos, Secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional. A coordenadora da CPUA-CAU/BR, arquiteta e urbanista Josélia Alves, conduziu o encontro. 

Desde a criação do CAU/BR, a atuação da Comissão de Política Urbana e Ambiental na discussão e elaboração de propostas de políticas em defesa do Direito à Cidade e da moradia digna tem sido intensa. Vários documentos anteriores à Carta de 2020 surgiram de ações da CPUA, destacando-se:

= “Carta Aberta aos Candidatos A Prefeitos e Vereadores – Qual a cidade que precisamos? Um pacto pela qualidade das cidades”, de agosto de 2016

= “Carta-Compromisso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil sobre a Nova Agenda Urbana”, também de 2016

= “Carta dos Cem Dias-Um Pacto pelo Direito à Cidade”, de 2017  

Sob a coordenação do arquiteto e urbanista Wilson Andrade a CPUA produziu a “Carta-Aberta aos Candidatos nas Eleições de 2018 pelo Direito à Cidade – Nossas Cidades Pedem Socorro!”, resultante de seminário realizado, em conjunto com o IAB, em 2018. 

O CAU/BR e alguns CAU/UF participaram em 2016 da III Conferência Habitat da ONU em que foi lançada a Nova Agenda Urbana. Por ser este também um ano de eleições municipais, a importância da Arquitetura e Urbanismo para a melhoria das cidades foi o foco da campanha comemorativa do Dia do Arquiteto e Urbanista 2016., criada pela Assessoria de Comunicação do CAU/BR. 

Com o mote “O Planejamento Urbano melhora nosso lugar no mundo. Concorda, Prefeito?“, propos à sociedade em geral, em especial aos prefeitos e vereadores eleitos, dez medidas pela qualidade das cidades. Para fazer chegar essa mensagem às cidades de todo o Brasil, o CAU/BR promoveu ações em âmbito nacional em TV, rádio, internet, jornal e também nas ruas, com metrô, VLT e ônibus. A campanha impactou, contando-se apenas a divulgação na mídia, 120 milhões de pessoas. Além disso, a campanha contou com ações regionais dos CAU/UF. 

Veja abaixo o filme da campanha