Apresentação
A I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo foi um sucesso. Após quatro dias de debate, os mais de 600 profissionais e estudantes presentes no Centro de Convenções de Fortaleza marcaram posição sobre temas como responsabilidade social, políticas públicas para as cidades, ética, formação e ensino.
Organizada pelo CAU/BR, sob o tema “Arquitetura e Urbanismo para Todos”, e realizada em Fortaleza, a Conferência consolida a discussão da importância da Arquitetura na construção e planejamento dos espaços urbanos com a publicação de um documento final, que trata de como garantir Arquitetura e Urbanismo para todos.
Confira aqui o documento final
Veja aqui as propostas aprovadas na Conferência
Os dois anos de existência do CAU foram sempre lembrados, com suas vitórias e desafios. Na cerimônia de abertura (22) os participantes destacaram a criação do CAU, os passos dados até o momento e os desafios profissionais que ainda deverão ser enfrentados. “Estamos aqui para planejar o nosso Conselho para o futuro”, disse o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro relembrando as importantes conquistas do Conselho em apenas três anos de existência: a criação dos CAU/UF em todos os estados, a criação do Fundo de Apoio que deu condições aos CAU/UF de financiar suas atividades e o Centro de Serviços Compartilhados, que possibilita que arquitetos tenham a mesma qualidade de atendimento em todo o território nacional.
Foram ainda homenageados os ex-dirigentes das entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo que atuaram para a aprovação da Lei 12.378, de 2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil e cria o CAU/UF e os CAU/UF.
Para o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, a conferência é um marco histórico para profissionais desde a publicação da Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Os profissionais da área possuem uma série de novas normas, como o Código de Ética, a Tabela de Honorários e a Resolução sobre Direitos Autorais de arquitetos e urbanistas e o encontro possibilita uma visão federativa da realidade do País e da Arquitetura e do Urbanismo. “A I Conferência tem um significado especial para o CAU/BR, pois se realiza logo do início do terceiro ano de sua instalação”, afirma.