Conselho das Cidades aprova resolução sobre arquitetos nos municípios cearenses
Apenas 19%dos municípios possuem arquitetos e urbanistas residentes
2 de maio de 2016 |
Foi aprovada, na 25ª reunião ordinária do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades), a Resolução Recomendada Nº 5, de 11/04/2016. Proposta pelo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida Filho, membro do ConCidades, a Resolução dispõe sobre recomendação para fortalecimento das políticas de desenvolvimento urbano através do incentivo à residência de arquitetos e urbanistas nos municípios.
Conforme dados de 2016 do CAU/CE, constata-se carência desses profissionais na grande maioria das cidades cearenses. Apenas 35 dos 184 municípios (19%) possuem arquitetos e urbanistas residentes, concentrando 92% dos profissionais do estado. Os números indicam uma dificuldade efetiva para a implementação de políticas de desenvolvimento urbano e de assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitação de interesse social nos municípios.
Diante do exposto, a Resolução vem recomendar a adoção de políticas de incentivo à fixação de arquitetos e urbanistas nas cidades que ainda não contam com esses profissionais. Uma dessas políticas seria, justamente, a criação do “Programa de Residência Universitária Para Arquitetos e Urbanistas”, destinado aos recém-formados para atuarem nos municípios cearenses, preferencialmente em atividades de planejamento urbano e regional e habitação de interesse social.
Segundo Odilo Almeida, a ideia da proposta deu-se como busca de solução para o crescimento rápido e desordenado das pequenas e médias cidades brasileiras, associando esse contexto à má distribuição geográfica de arquitetos e urbanistas. No caso cearense, concentrados, predominantemente, na Região Metropolitana de Fortaleza. Então, para estimular uma distribuição mais equilibrada dos profissionais, a iniciativa visa promover Residência Universitária, com bolsa de estudos e título de pós-graduação.
“Seria uma forma do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, fazer uma aproximação dessa mão de obra, sem a qual não há política de desenvolvimento urbano, com os municípios”, explica o presidente do CAU/CE.
FONTE: CAU/CE
Publicado em 02/05/2016