CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

Lives e webinars: especial o futuro das cidades e habitações pós-pandemia

Terça-feira (11/08)

17h: Os mercados públicos e a concessão do direito de uso do mercado de São Brás

Bate-papo sobre os Mercados Públicos e a concessão do direito de uso do Mercado de São Brás, com as incríveis Arq. e Urb. Maria Dorotéa de Lima e a Arq. e Urb. Celma Chaves. A live vai rolar no instagram @oficialcaupa, dia 11/08 às 17h.

 

 

Envie sugestões para comunicao@caubr.gov.br!

 

OUTROS TEMAS

CAU/GO: Calendário de lives e eventos on-line 

 

 

CAU/BR: “Live” propõe políticas redistributivas e inclusivas para as prefeituras

Políticas públicas integradoras que tornem as pessoas felizes e que possam reduzir as desigualdades; planejamento objetivo de mobilidade urbana e distribuição de renda a partir da geração de empregos de qualidade. Essas são as prioridades para os futuros prefeitos, apontadas pelos participantes da terceira “live”, Governança e Financiamento: Cidades não se fazem de improviso, dia 16, do ciclo Novas Cidades 2021. O debate virtual é uma iniciativa do CAU/BR, em parceria com o Colegiado de Entidades de Arquitetura: IAB, FNA, AsBEA, ABEA, ABAP e FeNEA, com apoio do portal UOL (canal ECOA-Por um mundo melhor). Com essas amplas discussões, o objetivo é apresentar à sociedade e aos candidatos às eleições municipais deste ano soluções para as políticas públicas sobre a Arquitetura, Urbanismo e desenvolvimento das cidades.

 

CAU/BR: Mudança nas cidades passam pela humanização e democratização dos espaços

O papel dos arquitetos e urbanistas, habitação, sustentabilidade, mobilidade e a agenda ambiental para reestruturar as cidades no pós-pandemia foram temas da segunda “live” do ciclo Novas Cidades 2021, realizada dia 14 e promovido pelo CAU/BR e mais entidades da Arquitetura e Urbanismo: ABAP; ABEA; AsBEA; FNA; IAB e FeNEA. Os debates têm o propósito de reunir propostas de diversos segmentos da sociedade para a elaboração da Carta para as Cidades, que será entregue aos candidatos às eleições municipais de novembro próximo. O ciclo tem o apoio do portal UOL (canal ECOA – Por um mundo melhor) e debaterá até 28 de julho, temas relacionados com o futuro e a infraestrutura das cidades.

 

CAU/BR: Paulo Mendes da Rocha, amante da cidade, “a casa do homem”

O arquiteto e urbanista foi o entrevistado da live Conversas na Crise – Depois do Futuro, organizada pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o UOL, dia 1º. Conduzido pelo jornalista Paulo Markun, o evento contou com a participação da editora do UOL Entretê, Liv Brandão, do jornalista Júlio Moreno, especialista em assuntos urbanos, e do presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, Carlos Vogt.

 

CAU/BR: Webinar discute impactos da pandemia na Arquitetura residencial e comercial

A requalificação dos espaços residenciais e comerciais e seus mobiliários é um dos impactos da pandemia do covid-19 na Arquitetura. O tema foi discutido no webinar realizado pela Galeria da Arquitetura, dia 26, com correalização da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), com os arquitetos e urbanistas Caio Bacci Marin (Bacci Marin Arquitetos Associados e AsBEA-SP); Pierina Piemonte de Bermejo (Leonetti Piemonte Arquitetura e AsBEA-SP); Vanessa Paiva (Paiva e Passarini Arquitetura) e Fábio José Riccó (Hub Móveis).

 

CAU/BR: Arquitetos e urbanistas debatem como empreender no pós-pandemia

Alguns desafios e oportunidades no mundo pós-pandemia, principalmente para os escritórios de Arquitetura e Urbanismo, foram discutidos na live do CAU/PR realizada dia 16 de junho. Mediada pela conselheira do CAU/PR Cristiane de Lacerda, o debate apresentou as experiências de trabalho dos arquitetos e urbanistas Antônio Mantovani, Boris Cunha e Leonardo Hauer em São Paulo e Curitiba. Também participou o  jornalista Fernando Mungioli, publisher da Revista Projeto, uma das mais tradicionais publicações brasileiras na área de Arquitetura e Urbanismo.

 

CAU/BR: Arquitetos e urbanistas são fundamentais para a promoção da saúde pública

Arquitetura e Saúde foi o tema da série de lives Cidades em Distopia, promovida pelo IAB de Pernambuco, no dia 10, que tem discutido as consequências da pandemia da covid-19 no mundo e em especial no Brasil. O debate sobre saúde pública e planejamento urbano foi realizado entre o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann; o médico epidemiologista da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte Íon de Andrade; e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Pernambuco (IAB-PE), Roberto Ghione.

 

 

CAU/BR: Arquitetos e urbanistas debatem exercício profissional e empreendedorismo

Os arquitetos e urbanistas e conselheiros do CAU/BR Nikson Dias, de Roraima, e Ricardo Fonseca, de Santa Catarina, apresentaram na web dicas para futuros e novos profissionais da Arquitetura. Com trajetórias marcadas por diferentes experiências, eles abordaram temas como gestão de escritórios de Arquitetura e Urbanismo, gentileza urbana, desafios da profissão e empreendedorismo, entre outros, na live promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima, no dia 9.

 

 

CAU/BR: Arquiteta e urbanista discute com comunidades o enfrentamento da pandemia

“Não temos isolamento porque não temos espaço”. Esta é a constatação do músico e agente social do Consultório da Rua, Dalmo Santos, que mora na Orla Lagunar em Maceió, Alagoas. Ele foi um dos líderes comunitários convidados para participar da live Ouvindo as Comunidades em Tempo de Pandemia: ocupações, grotas e bairros populares de Maceió, promovida pelo Grupo NEST (Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade) com o apoio da ONU-Habitat e do Instituto IDEAL, dia 8. Mediada pela arquiteta e urbanista e professora Débora Cavalcanti que integra o NEST, a live, um canal do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, também teve o objetivo de abordar questões que se relacionam com o campo da Arquitetura e do Urbanismo do ponto de vista das comunidades sobre o momento que vivemos, como explicou Débora.

 

CAU/BR: CPP-CAU/BR promove debate para seminário virtual de Arquitetura e Urbanismo

Como preparação para o 1º Seminário de Arquitetura e Urbanismo virtual, que será realizado em julho, a Comissão Especial de Política Profissional (CPP) do CAU/BR, em parceria com a Academia Exponencial, promoveu no dia 8, a palestra Adeus à normalidade! Ressignificando negócios na Arquitetura e Urbanismo pós-Convid- 19, com o professor e designer de produtos Marcos Batista. O evento abordou as mudanças e os novos desafios que poderão surgir no mercado de trabalho e nas relações entre as pessoas no pós-pandemia do coronavírus.

 

CAU/BR: Mulheres falam sobre as vulnerabilidades de cidades na pandemia

Cidades mais inclusivas, iguais para todos e pensadas pelos próprios moradores e não apenas pelo poder público. Esta foi a tônica do debate virtual promovido pela associação portuguesa Mulheres na Arquitectura no dia 27 de maio, que reuniu arquitetas e urbanistas e educadoras de diferentes contextos territoriais para discutir as mulheres na cidade e na habitação no enfrentamento da pandemia do coronavírus.

 

CAU/BR: Coronavírus e as Cidades no Brasil: livro reúne reflexões sobre a pandemia

O livro Coronavírus e as Cidades no Brasil: reflexões durante a pandemia  reunE visões diversas sobre os efeitos da pandemia nos territórios e na população brasileira. Idealizado pela arquiteta e urbanista e conselheira do CAU/RJ Leila Marques, a obra conta com a participação de mais 40 profissionais. Os artigos de quatro profissionais foram o tema da live realizada dia 29, no canal do YouTube Arquitetura em movimento debates.

 

CAU/BR: Debates com arquitetos e urbanistas projetam alternativas para o pós-pandemia

Discussão sobre soluções e tendências dentro das residências e nas áreas comuns dos edifícios na era pós-Covid-19 foi o tema da terceira live do projeto PandeBuilding: quais as mudanças as pessoas já desejam, após intensa vivência dos imóveis na quarentena?, promovido pela ADITBrasil. Na reunião virtual, os arquitetos e urbanistas Saulo Suassuna Fernandes, Romero Duarte, Olegário de Sá. Humberto Zírpoli e Jayme Bernardo foram unânimes ao defender que a higiene certamente será incorporada nos projetos pós-pandemia.

 

CAU/BR: Arquitetos e urbanistas defendem cidades inclusivas

A primeira etapa do Ciclo Nada Será Como Antes, promovido pelo Centro Cultural Midrash, realizado dia 20, convidou o arquiteto e urbanista e professor Sérgio Magalhães para debater o futuro das cidades brasileiras. No mesmo dia, no seminário virtual As Cidades em Movimento: um olhar pós Covid 19, promovido pelo CAU/PE, a arquiteta e urbanista e professora da Universidade Federal de Pernambuco Danielle Rocha, também destacou a importância da nova geração de arquitetos e urbanistas e o papel da academia na formação. Alagoas (FAU/UFAL), foi discutida a Rede de Cooperação e Iniciativas Autônomas: enfrentando a pandemia em comunidades de Alagoas, Ceará e Rio de Janeiro. A professora Juliana Michaello, doutora em planejamento urbano, discutiu o tema com a advogada e mestre em planejamento urbano e regional Valéria Pinheiro e com Leonardo Nia, integrante do Ocupa Alemão e da Escola Quilombista Dandara de Palmares, no Rio de Janeiro.

 

CAU/BR: Debates virtuais sugerem alternativas para o futuro das cidades

No webinar Cidades virtuais: uma realidade? promovido pelo Laboratório de Cidades, uma parceria entre o Arq.Futuro e o Insper, no dia 18, com o economista Danilo Igliori e mediação do arquiteto e urbanista Thomas Alvim, foi vislumbrado um novo ciclo no pós-pandemia, onde as cidades finalmente vão começar a se ajustar através de novos processos construtivos. Também em 18 de maio, o CAU/PE iniciou o seminário virtual As Cidades em Movimento: um olhar pós Covid 19, que segue até 21 de maio, sempre às 17 horas. Na primeira live,  Roberto Salomão do Amaral e Melo, o convidado foi o geógrafo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Arthur Albuquerque, que sugeriu a otimização do espaço urbano, das infraestruturas existentes e o entendimento de como elas funcionam para podermos fazer qualquer tipo de interferência no meio.

 

 

CAU/GO: Live “Coronavírus: Saúde pública é urbanismo” – confira trechos selecionados

No dia 15 de maio, o CAU/GO realizou em sua conta no Instagram uma live com o tema “Coronavírus: Saúde pública é urbanismo”. Conduzida pela conselheira Maria Ester de Souza, a live teve como convidado o epidemiologista Ion de Andrade. Graduado em medicina pela UFRN, Ion de Andrade é especialista em pediatria e possui doutorado em Ciências da Saúde. Pesquisador e professor, sua maior experiência é nas áreas pediátrica e epidemiológica, com ênfase em doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue e zika vírus. Atualmente participa do projeto BR Cidades, composto majoritariamente por arquitetos e urbanistas.

 

CAU/BR: Como fica a mobilidade urbana face à pandemia?

O webinar promovido no dia 11 pelo Laboratório de Cidades, uma parceria entre o Insper e o Arq.Futuro reuniu a arquiteta e urbanista, membro do IAB/SP e coordenadora de Urbanismo e Mobilidade na Vital Strategies, Hannah Arcuschin, e o engenheiro e executivo de empresas de Energia e Mobilidade Urbana no Brasil, Europa e América Latina, Cristiano Saito para debater algumas ações adotadas hoje no enfrentamento do coronavírus podem ser adaptadas futuramente pelas cidades, para solucionar problemas relacionados com a mobilidade urbana.

 

CAU/BR: Arquitetos e urbanistas constroem soluções para o pós-pandemia

O projeto virtual do CAU/BA [Inter]Ação, iniciado dia 06/05 propõe reunir diferentes áreas de conhecimento para pensar as “Novas Relações com os Espaços de Morar”. A arquiteta e urbanista e educadora Naia Alban foi  uma das debatedoras do evento. No mesmo dia, o presidente o CAU/RS, Tiago Holzmann, participou de uma live com o professor Carlos Leonardo Szilagyi, da Universidade de Passo Fundo (UPF), para discutir os desafios da formação em Arquitetura e Urbanismo e a atuação profissional pós-pandemia.

 

 

CAU/BR: Patologista aponta a necessidade de replanejamento das cidades

A videoconferência “A volta da cidade e do comércio após a pandemia e a vacina o coronavírus”, realizada no dia 06/05 pelo Conselho de Política Urbana (CPU), o Núcleo de Estudos Socioambientais (NESSA) e o Núcleo de Estudos Urbanos (NEU) da Associação Comercial de São Paulo, convidou o doutor Paulo Saldiva, professor de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciência e ex-presidente do Instituto de Estudos Avançados da USP. A analise do patologista conclui que “No cenário de elevado adensamento populacional, grande imigração transcontinental e com os antibióticos cada vez mais multirresistentes, o coronavírus encontrou um cenário com pessoas mais vulneráveis o que permitiu sua rápida disseminação pelo planeta.”

 

 

CAU/BR: Arquitetos e urbanistas debatem a cidade hoje e no pós-pandemia

No dia 04 de maio, duas lives debateram o futuro das cidades. A primeira foi o webinar “Pandemia: o fracasso das Cidades?”,  promovida pelo Laboratório de Cidades, uma parceria entre o Arq.Futuro e o Instituto de Ensino Insper, reuniu  os arquitetos e urbanistas Anthony Ling, Vinícius Andrade e Tomas Alvim.  A live “Pandemia nas Cidades, da Escala Regional à Escala da Casa”, foi o evento inaugural de uma série de bate-papos online promovida pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (FAU/UFAL) e contou com a participação das as arquitetas e urbanistas Raquel Rolnik e Regina Dulce Lins.

 

 

 

 

 

Diário do Comércio: Coronavírus começa a moldar o futuro das cidades

Grandes centros urbanos se tornaram o epicentro do novo coronavírus e agora, usam essa experiência para repensar a melhor forma de construir e organizar as cidades para superar futuras crises

 

 

Estadão: A pandemia nos mostra qual poderá ser o futuro da arquitetura

Terá chegado o momento para respostas rápidas, pontuais, pragmáticas a um ambiente construído que não se sentia mais seguro, ou seria este um momento revolucionário, uma chamada para uma reformulação total?

 

As epidemias já enfrentadas pela humanidade tiveram um efeito além dos números elevados de casos e mortes. Ao longo dos séculos, surtos epidêmicos foram catalisadores de mudanças estruturais, definiram protocolos de ação diante de problemas biológicos e transformaram a arquitetura dos países por onde passaram

ArchDaily: Riba anuncia vencedores de competição de projetos para o pós-pandemia (Em inglês)

O concurso recebeu mais de 147 inscrições de 18 países.

 

 

Gazeta do Povo/Haus: Do morar para o viver: 9 características que norteiam o que será a casa do futuro

Da iluminação natural à ergonomia dos móveis, a percepção dos espaços foi impactada pelas circunstâncias – e isso abalou toda e qualquer previsão de futuro. Daqui para frente, como vamos morar?

 

Agência Brasil: Pandemia mudará conceitos de trabalho e moradia, dizem especialistas

A doença acelerou processos que já vinham se desenhando há anos, como o uso intensivo da internet nos negócios, o teletrabalho e o encolhimento dos escritórios. 

 

 

Estadão: Ciclovias mais largas e sem zigue-zagues podem ser legado da pandemia

Cidades da América Latina fazem testes com faixas temporárias mais apropriadas para deslocamentos rápidos e entregas