2º TEMA: POR QUE ARQUITETOS E URBANISTAS PRECISAM REPENSAR O PLANETA?

Este episódio mostra que já passou do prazo de se preocupar com o futuro do planeta. Principalmente da espécie humana. A crise climática, epidemias, devastações e mudanças drásticas no viver são cenários atuais. O que fazer para amenizar o impacto global? Qual o papel do Brasil neste contexto? Qual o papel da arquitetura e urbanismo frente a todos estes problemas? Como tornar as cidades mais resilientes e mitigar as emissões de gás carbono das construções.  O que pode ser feito?

 

Mediação:

  • Conselheira federal suplente Sonia Lopes pelo Rio de Janeiro. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em preservação do patrimônio arquitetônico. Especialista em Gerenciamento de Projetos. Doutora em Administração. Consultora. Professora convidada de cursos de Especialização em Gerenciamento de Projetos. Autora de livros, como: “Métodos ágeis para arquitetos e profissionais criativos” e “Sustentabilidade: gestão estratégica na prática”

 

Convidados:

  • Clara de Queiroz: arquiteta e urbanista graduada pela PUC-Rio e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Urbano pela IHS (Erasmus University Rotterdam, Holanda), especializada em Sustentabilidade e Mudanças Climáticas
  • Zaquarias Ferreira: estudante de Arquitetura e Urbanismo da FIAM, São Paulo.

2º TEMA: POR QUE ARQUITETOS E URBANISTAS PRECISAM REPENSAR O PLANETA?