Novidades decorrentes da 11ª Reunião Plenária
9 de outubro de 2012 |
A 11a Reunião Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR, como de costume, contou com a presença dos conselheiros federais, do coordenador do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas – CEAU, Jeferson Salazar, e do ouvidor do CAU/BR, José Tibiriçá. O encontro aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro, no San Marco Hotel, em Brasília.
A Comissão de Planejamento e Finanças do CAU/BR apresentou o Relatório de Gestão do 1º semestre de 2012. O conselheiro federal Laércio Araújo, membro da Comissão, falou sobre as prioridades do Conselho, relatadas no documento, nesse primeiro momento: “A nossa preocupação inicial foi oferecer condições de trabalho para os arquitetos e urbanistas de todo o Brasil, o que foi possível pelo SICCAU. A outra prioridade foi estruturar o Conselho com a contratação de funcionários e instalações de locais de funcionamento”, destacou.
Foram discutidas as diretrizes para a elaboração do Plano de Ação e Orçamento de 2013, coordenado também pela Comissão de Planejamento e Finanças. “A Comissão está trabalhando de forma contemporânea, promovendo seminários regionais a fim de ouvir os Conselhos estaduais para construirmos um planejamento coerente com o nosso contexto atual”, afirmou Laércio. Além disso, o Plenário aprovou durante a reunião os Planos de Reformulação Orçamentária dos Conselhos Estaduais.
A contratação de uma administradora de plano de saúde retornou à pauta, depois dos conselheiros decidirem que a negociação deveria prosseguir, durante a 9ª Reunião Plenária. A gerência técnica do CAU/BR apresentou estudo feito sobre a implementação do Plano de Saúde. O conselheiro José Roberto Geraldine, membro do Conselho Diretor e representante das Instituições de Ensino Superior, opinou sobre o assunto: “Temos demandas de professores sobre essa questão e acredito que o CAU não deva se ausentar diante dela. É importante que o processo licitatório, caso ocorra, seja de maneira totalmente transparente”, disse. O Plenário votou novamente pela continuidade dos estudos.
A reunião também serviu para eleger os 1º e 2º vice-presidentes do CAU/BR. O Regimento Geral estabelece que compete ao Plenário eleger os coordenadores das comissões ordinárias e, dentre estes, os vice-presidentes do Conselho. Os candidatos eleitos foram os conselheiros Antonio Francisco de Oliveira (PB), como 1º Vice-Presidente, e Napoleão Ferreira da Silva Neto (CE), como 2º Vice-Presidente. São os coordenadores das comissões de Exercício Profissional e Ética, respectivamente.
“A vice-presidência tem como objetivo suprir os casos que o presidente não pode comparecer. Contudo, é claro que os vice-presidentes ajudarão a diminuir a carga pesada de tarefas administrativas que o presidente do CAU/BR possui. Nós também ampliaremos a representação do Conselho em órgãos, debates e congressos”, afirmou Antonio Francisco.
A proposta da Resolução nº 18, que dispõe sobre o registro temporário de diplomados no exterior, também foi discutida na 11a Plenária. O conselheiro Miguel Pereira, coordenador da Comissão Especial de Relações Internacionais, destacou que a resolução irá abrir caminhos para troca de experiências internacionais. “É a primeira resolução que a Comissão aprova e ela será fundamental para estabelecer contato com profissionais, instituições e profissionais estrangeiros”, salientou Miguel. A resolução havia sido tratada na 9ª Reunião Plenária, mas o texto final passou por processo de amadurecimento e foi aprovado agora.
Confira a galeria de fotos
Podcast
Relato da Comissão de Relações Internacionais – Conselheiros Miguel Pereira e José Roberto Geraldine
Relato da Comissão de Políticas Urbanas – Conselheiro Paulo Ormindo e Assessora Clélia Carvalho
Relato da Comissão de Planejamento Profissional – Conselheiro Gilmar Scaravonatti
Relato da Comissão de Exercício Profissional – Conselheiro Antônio Francisco de Oliveira
Relato da Comissão de Ensino e Formação Profissional – Conselheiro José Roberto Geraldine
Relato da Comissão de Planejamento e Finanças – Conselheiro Roberto Simon
Relato da Comissão de Organização e Administração – Conselheiro Anderson de Menezes
Relato da Comissão de Ética e Disciplina – Conselheiros Napoleão Ferreira e Paulo Saad
Relato da Ouvidoria – José Tibiriçá
Relato do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU) – Coordenador Jeferson Salazar