Pesquisa Inédita!

MERCADO CONSUMIDOR DE SERVIÇOS
DE ARQUITETURA E URBANISMO
CRESCEU MAIS DE 40% DESDE 2015

30 de janeiro de 2022

A Nova Gestão do CAU Brasil decidiu atacar a precarização do trabalho de arquitetos e urbanistas em todo o Brasil. Por isso, tem investido em ações institucionais, propostas de lei, programas de incentivo e também em conhecimento. Para conhecer melhor a realidade do mercado de Arquitetura e Urbanismo neste período pós-pandemia, o CAU Brasil realizou, em parceria com o Instituto Datafolha, pesquisa nacional sobre Entendimento das Atribuições do(a) Arquiteto(a) e Urbanista com 2495 entrevistados em todas as regiões do país.

Este é o terceiro levantamento do CAU Brasil contratado junto ao instituto de pesquisa, com o objetivo de entender como funciona o mercado e como aumentar a participação de arquitetos e urbanistas na vida das pessoas. A primeira pesquisa em 2015, revelou os hábitos de construção da população brasileira. A segunda pesquisa tratou das percepções dos próprias arquitetos sobre o mercado. E agora, esta nova pesquisa em 2022 atualiza os dados do levantamento de 2015, após investimentos maciços do CAU Brasil em valorização profissional.

Hoje, 10 milhões de brasileiros já contrataram serviços de arquitetos e urbanistas. Isso representa 10% da população economicamente ativa. Em 2015, esse índice era de 7%. 

Significa que cerca de 3 milhões de pessoas a mais passaram a contratar arquitetos e urbanistas para obras de construção, reformas e outros serviços.

DEMANDA POR SERVIÇOS CRESCEU 20%

Pesquisa reflete os números de atividades de arquitetos e urbanistas cadastradas junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo, por meio da emissão de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), documento obrigatório para o exercício da profissão.

De 2016 a 2021, serviços de arquitetos e urbanistas cresceram quase 20%, passando de 1,4 milhão para mais de 1,7 milhão no ano passado.

Crescimento vem acompanhado do grande aumento de profissionais atuando no país e de diversas ações de valorização profissional realizadas pelo CAU Brasil e pelos CAU/UF.