Home • Valorização Profissional
IMAGEM DE ARQUITETOS E URBANISTAS
MELHOROU JUNTO À POPULAÇÃO
Pesquisa CAU Brasil/DataFolha mostrou que arquitetos e urbanistas conseguiram mais valorização e mais reconhecimento da população nos últimos anos.
Confiança e credibilidade da profissão foi confirmada por 69% dos entrevistados, que deram notas de 8 a 10 para a atuação dos profissionais do setor.
Esse índice é 15% maior que em 2015, mostrando que mais e mais pessoas reconhecem o valor da profissão de arquiteto e urbanista.
População brasileira também compreende cada vez mais quais são as atribuições da profissão. Na comparação com a pesquisa de 2015, neste ano verificou-se que muito mais pessoas reconhecem a grande diversidade de serviços que podem ser prestados por arquitetos e urbanistas.
Por exemplo, a maioria dos entrevistados sabe que arquitetos e urbanistas fazem projetos arquitetônicos. Mais de 40% atribuem a esses profissionais a responsabilidade de gerenciamento e execução de obras, organização de espaços públicos e da mobilidade urbana.
Segundo a pesquisa, a esmagadora maioria dos brasileiros reconhece que arquitetos e urbanistas são indispensáveis para o desenvolvimento socioeconômico e para a qualidade de vida nas cidades.
É quase uma unanimidade que arquitetos e urbanistas são importantes no planejamento urbano e que o governo só pode começar uma obra se antes tiver um projeto completo e bem detalhado.
E a grande maioria entende que a contratação de arquitetos e urbanistas é indispensável em obras de construção e reforma, e tem uma boa relação custo-benefício.
RECONHECIMENTO DAS QUALIDADES DA PROFISSÃO
Principais características dos arquitetos e urbanistas, conforme a percepção dos entrevistados, são: tecnologia, criatividade, competência e visão de futuro. E também ajudam a economizar na obra!
Aproximadamente oito em cada dez dos entrevistados perceberam essas qualidades nos profissionais da área. Bom relacionamento com o cliente vem em seguida, juntamente com a ética profissional.