Home • Políticas Públicas
PROPOSTAS DE ARQUITETURA E URBANISMO GANHAM ESPAÇO NO DEBATE POLÍTICO
Arquitetos e urbanistas possuem um entendimento particular sobre os problemas urbanos e sociais do Brasil. Por meio de seu conhecimento técnico, vêm promovendo ações e ideias importantes para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Por meio da atuação institucional do CAU, essas temáticas estão merecendo cada vez mais atenção da população brasileira. Essa atuação do CAU acontece por meio de diálogo com políticos no Congresso Nacional, campanhas de conscientização e parcerias com outras instituições.
Um exemplo é a questão da moradia digna como questão de saúde pública. Em 2021, o CAU lançou a campanha Mais Arquitetos, alertando para os problemas causados pela precariedade das moradias. Na pesquisa, 84% da população concorda que as duas questões estão interligadas.
A Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Lei 11.888), que também foi divulgada na campanha Mais Arquitetos, já é conhecida por quase 14 milhões de pessoas no Brasil, ou 13% da população economicamente ativa.
Sobre o planejamento das cidades brasileiras, oito em cada dez brasileiros concordam que a revisão periódica do plano diretor do seu município deve ser feita com a participação da população para contribuir para a redução das desigualdades sociais e facilitar o acesso aos serviços públicos.
No entanto, a grande maioria (75%) afirma que não acompanha nem participa ativamente das discussões sobre as legislações urbanas na sua cidade.