Reforma no Estádio Nacional de Brasília é abordada em palestra ocorrida durante a manhã desta sexta-feira
30 de novembro de 2012 |
Copa do Mundo em Brasília. Essa foi o temática abordada na palestra do arquiteto e urbanista diretor técnico da Terracap, Luis Antônio Reis, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30, no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso. Quem esteve presente ao local pôde conferir detalhes do projeto de adequação do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, que foi realizado pelo arquiteto e urbanista Eduardo Castro Mello.
Os detalhes da obra foram passados com bastante especificidade para o público, que observou a importância de cada investimento feito no local como, por exemplo, a entrada para veículos de grande porte, as oito rampas de acesso ao estádio feitas também para evitar tumultos e o teto fabricado com uma membrana resistente, que, ainda por cima, consegue ser autosuficiente na hora da limpeza. “Apenas com a água da chuva o teto fica impecável”, declarou o palestrante.
A tecnologia de ponta utilizada no estádio inaugurado em 1970 impressiona e chama ainda mais a atenção porque algo semelhante é produzido apenas em países como a Itália. Ainda de acordo com Reis, a área não servirá apenas para a prática esportiva, mas também comportará grandes shows internacionais. “Até agora, mais de 76% da obra já foi concluída, nossa previsão, claro, é que tudo esteja pronto para a copa de 2014”, afirmou.
O estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Sergipe, Pedro Thiessen, disse que saiu satisfeito com o resultado da palestra. “É uma área que gosto bastante: o proporcionamento de soluções para problemas é notório que o projeto inteiro trabalha com isso; com a necessidade de pensar em cada detalhe e não deixar nada de fora”, disse.
Após o término do fórum, os presentes participaram do sorteio de cinco livros de Oscar Niemeyer e kits com publicações sobre a cidade de Brasília. Uma das contempladas foi a estudante Ana Karine Oliveira, que levou para casa uma publicação assinada por Niemeyer. “Inclusive, estou fazendo um trabalho sobre ele. Vai me ajudar muito”, disse a estudante.
Sobre o arquiteto responsável pela obra
Eduardo Castro Mello nasceu em 19 de agosto de 1945, em São Paulo e formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CAU/BR e Assessoria de Imprensa do Congresso Pan-Americano de Arquitetos