QUEM FAZ

A campanha “Arquitetura para a Vida” é produzida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O CAU/BR e os CAU/UF são autarquias federais uniprofissionais dotadas de personalidade jurídica de direito público, que constituem serviço público federal e têm a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da profissão, visando a melhoria da qualidade de vida, a defesa do meio ambiente e a preservação do patrimônio cultural do País. Formam um conjunto autárquico uno, com autonomia administrativa e financeira e estrutura federativa, cujas atividades são custeadas exclusivamente pelas receitas advindas de anuidades, emissão de RRT, certidões e outros serviços.

Jornalista Cristina Serra, durante gravação

O objetivo principal do CAU é regular o exercício da profissão de arquiteto e urbanista no Brasil, defender o interesse e a segurança da sociedade. Faz isso principalmente por meio da edição de normas (resoluções); emissão de registros profissionais, registros de responsabilidade técnica, certidões e outros; fiscalização das atividades de Arquitetura e Urbanismo; e ações de promoção da Arquitetura e Urbanismo.

Os programas “Arquitetura para a Vida” são produzidos pela agência Área Comunicação e narrados pela jornalista Cristina Serra. Natural de Belém (Pará), formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro), Cristina trabalhou no Jornal do Brasil, na revista Veja e por 27 anos na TV Globo, como repórter, incluíndo dois anos como correspondente em Nova York e outros dois como repórter especial do Fantástico. Participou de grandes coberturas, como todas as campanhas presidenciais desde 1989; Nações Unidas em Nova York e desastre da barragem de Fundão, em Minas Gerais (Prêmio CNI em 2016). Entre 2012 e 2016 atuou como comentarista do quadro Meninas do Jô, no Programa do Jô, de 2012 a 2016. Escreveu o livro “Tragédia em Mariana: a história do maior desastre ambiental do Brasil” (Editora Record), lançado em novembro de 2018. Cristina Serra produziu, para o Fantástico, a primeira reportagem sobre a Pesquisa do CAU/BR que revelou que 85% dos brasileiros constroem sem o auxílio de arquitetos ou engenheiros.

Além da veiculação na CBN e da BandNews, o programa será distribuído para 2.226 rádios afiliadas da Agência Radioweb, presentes em 1.526 cidades do país. Veja abaixo o número de emissoras por regiões:

CENTRO-OESTE
Goiás 70
Mato Grosso 69
Mato Grosso do Sul 57
Distrito Federal 6
202
NORTE
Acre 10
Amapá 3
Amazonas 21
Pará 46
Rondônia 22
Roraima 5
Tocantins 12
119
SUL
Rio Grande do Sul 290
Santa Catarina 163
Paraná 168
621
NORDESTE
Alagoas 50
Bahia 153
Ceará 95
Maranhão 38
Paraíba 62
Pernambuco 116
Piauí 39
Rio Grande do Norte 40
Sergipe 12
605
SUDESTE
Minas Gerais 282
São Paulo 307
Rio de Janeiro 63
Espirito Santo 27
679

Deste universo 67% são FM e 33% AM. Quanto ao tipo, 53% são Comerciais, 43% Comunitárias e 6% Educativas