7 DE OUTUBRO

DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA

“ARQUITETURA... HABITAÇÃO PARA TODOS”

Em 7 de outubro de 2019 será comemorado mundialmente o “Dia Mundial da Arquitetura”. A celebração foi instituída pela União Internacional dos Arquitetos em 1985 e desde 1996 ocorre sempre na primeira segunda-feira do mês de outubro. Na mesma data a Organização das Nações Unidas para os Assentamos Humanos (ONU-Habitat) celebra o Dia Mundial do Habitat, criado há mais de três décadas pela Assembleia Geral da ONU, e parte de uma série de eventos que consagram outubro internacionalmente como o “Mês Urbano”.

Com a campanha “Arquitetura para a Vida” o CAU/BR insere o Brasil nessas comemorações.

O tema desta edição é “Arquitetura… habitação para todos”. O foco é mostrar como os arquitetos podem contribuir para a realização de moradias acessíveis para todos, no contexto da Nova Agenda Urbana; e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o Objetivo 11, “tornar cidades e assentamentos humanos seguros, inclusivos, resilientes e sustentáveis”.

Poster Dia Mundial da Arquitetura

A identidade visual oficial das comemorações é fruto da Competição Mundial de Posters de Arquitetura 2019, vencido pela arquiteta Huda Gharandouqa, da Jordânia. O pôster, em preto e branco, retrata um prédio com figuras humanas recortadas em suas janelas. As formas modulares “transmitem a vida urbana e um senso de comunidade”, descreve a UIA.

A incorporação pelo CAU/BR do “Dia Mundial da Arquitetura” em seu calendário de ações é mais uma oportunidade para propagar a no Brasil a Nova Agenda Urbana da ONU-Habitat cuja diretriz é que “ninguém deve ficar para trás”.

Com 71 anos de existência, a UIA é uma organização global não governamental que reúne 3,2 milhões de arquitetos, afiliados a entidades de 130 países, equivalente a 80% do PIB mundial. O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é a instituição que representa o país.

A UIA também promove o maior evento de Arquitetura do mundo, o Congresso Mundial dos Arquitetos. A 27ª edição do congresso acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro, organizado pelo IAB. A cidade igualmente recebeu o título de Capital Mundial da Arquitetura dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). É a primeira vez que uma cidade recebe essa designação – criada no ano passado em parceria entre a UNESCO e a UIA.

A UIA2020RIO vai trazer profissionais de todos os continentes para debater os rumos da profissão, renovação urbana, novas tecnologias e materiais, práticas de projeto. “Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21” é o tema que estrutura a programação do evento, que conta com o apoio institucional do CAU/BR.