O Projeto Arquitetônico e o desafio de atender às condições da Dona Dalva

O escritório de arquitetura paulistano Terra e Tuma tinha em mãos um desafio incomum. Os arquitetos Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano precisavam conceber uma solução arquitetônica moderna e rápida de construir, porém, que se adequasse a um orçamento bastante humilde: a poupança de 30 anos da Dona Dalva, uma diarista extremamente esforçada, mas de rendimentos modestos.

Os profissionais optaram então por explorar blocos e lajes pré-fabricadas de concreto armado para dar fechamento ao projeto e economizar no acabamento, bem como otimizar o processo de construção.

Sendo assim, o bloco de concreto teve função estrutural no perímetro da casa e também foi utilizado aparente como acabamento em si mesmo. Nada incomum ou que desvalorizasse de alguma forma o resultado final, já que esse estilo é amplamente utilizado tanto na arquitetura paulistana quanto na contemporânea de forma geral. E mesmo sendo essa a definição do projeto, nada impede que a Dona Dalva instale um novo revestimento no futuro.

Já a disposição dos ambientes é simples, porém, funcional. A entrada é pela sala de estar e jantar com ventilação cruzada e iluminação por um agradável pátio interno. Depois surge um corredor como área de circulação e acesso ao lavabo, cozinha e lavanderia. Em seguida, ainda no térreo, a suíte de dona Dalva. Ao lado, as escadas que levam para a laje superior, onde estão a suíte do filho e – bem acima da sala – uma horta que ela cuida com muito carinho algumas ervas e especiarias que usa na cozinha.

Saiba mais:

Projeto da casa da dona Dalva vence o Prêmio Akzo Nobel-Instituto Tomie Ohtake

Prêmio Akzo Nobel-Instituto Tomie Ohtake

Site Terra e Tuma

Casa Vila Matilde

Fantástico / TV Globo

Mais de 80% dos brasileiros fazem obra sem arquiteto ou engenheiro

Folha de São Paulo

Arquitetos Premiados fazem nova casa de doméstica na zona Leste de SP

CatracaLivre

Arquitetos transformam casa com risco de desabamento em SP

Hypeness

Arquitetos transformam casa com risco de desabamento em incrível apartamento para família carente de SP

Arquitetura & Construção

Emprega doméstica constrói casa moderna com R$ 150 mil (vídeo)

A casa de dona Dalva (Facebook)

Globo.com

Casa Vila Matilde: arquitetura de qualidade e acessível

aU

Com orçamento restrito e terreno exíguo, arquitetos do Terra e Tuma respondem à necessidade da cliente com um projeto na justa medida, na Vila Matilde, São Paulo

Archdaily

Vila Matilde House: Terra e Tuma Arquitetos

Architizer

Casa Vila Matilde

Divisare

Vila Matilde House

Designboom

Terra e Tuma constructs vila matilde house in brazil using concrete blocs

 

Planta – Pavimento Térreo

Planta – Pavimento Superior

Corte A

Corte B